Governo Trump: salário tem maior ganho em 9 anos e desemprego nível mais baixo dos últimos 50 anos

Estados Unidos – O relatório mensal do Departamento de Trabalho dos EUA mostrou que a taxa de

 4 de novembro de 2018 | 11h45
Por Francine Galbier

Estados Unidos – O relatório mensal do Departamento de Trabalho dos EUA mostrou que a taxa de desemprego encontra-se estável em 3,7 por cento, sendo essa a taxa mais baixa em 49 anos. Os salários também estão em alta, sendo o maior ganho anual em nove anos e meio, registra a Reuters.

Somente no mês passado foram 250 mil empregos criados no setor não-agrícola. Também houve aumento de postos de trabalho nas áreas de construção, manufatureiro, negócios e serviços profissionais.  Além de ser o maior ganho salarial dos últimos anos, a remuneração por hora também aumentou.

De acordo com a Reuters, os ganhos médios por hora tiveram um aumento de 0,2 por cento em outubro. Isso impulsionou o aumento anual dos salários em 3,1 por cento.

O governo Trump está se encaminhando para o seu segundo ano mas já mostrou que a economia é uma de suas marcas. Sua gestão até agora gerou uma alta criação de vagas de emprego. De acordo com o G1, em outubro a taxa de desemprego nos EUA chegou a 4,1 por cento, a menor dos últimos 17 anos.

A primeira grande vitória de Trump no legislativo também se deu nesse âmbito com a aprovação de sua proposta de reforma tributária – medida votada em dezembro do ano passado. O ponto mais alto do projeto é a diminuição de impostos sobre as empresas, que antes pagavam 35 por cento para o Tesouro e agora contribuem com 21 por cento.