Neste domingo, 04, acontece o Enem 2018. O tema da redação da edição anual foi publicada pelo INEP através do Twitter: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Muita confusão foi criada entre internautas, que discutiam se a intenção da temática imposta pela banca do Enem era fazer os jovens dissertarem sobre notícias falsas.

“O tema não é fake news, manipulação do usuário através de seus dados engloba tudo que envolve as redes sociais, as bolhas de pensamento, publicidade direcionada, comportamento de manada e inclusive propaganda política (seja real ou falsa)”, defendeu o usuário do Twitter @daftomaru.

“O tema não é Fake News, o tema são os mecanismo de empresas que acumulam os dados pra vários fins (como espalhar fake news segmentadas). Quem falar só sobre fake news vai cair em “fuga do tema” e zerar a prova”, disse outro usuário @juliocime, que também não defende a tese de que a redação deve ser sobre fake news.

“Na verdade, tem sim. Os dados do Facebook foram usados para direcionar e manipular a eleição americana. Depende de como é desenvolvida a redação pq cabe tb o assunto,” rebateu @marinamenina2.

E você, o que achou do tema do Enem deste ano?

o/ Francine Galbier