Logo após sua indicação para o comando do Ministério das Relações Exteriores, Ernesto Fraga Araújo trocou farpas com o ex-ministro das relações exteriores Celso Amorim.

Amorim, que foi ministro durante todos os 8 anos de governo Lula, fez críticas duras aos planos do embaixador, afirmando que a implementação de suas ideias levaria o Brasil à Idade Média.

Sobre a crítica de Celso Amorim, Ernesto afirmou que “não entendi se é crítica ou elogio, mas informo que não retornaremos à Idade Média, pois temos muito a fazer por aqui, a começar por um exame minucioso da “política externa ativa e altiva” em busca de possíveis falcatruas”.

Ademais, afirmou que “o Brasil terá os pés no chão”, e que “na nova política externa, vamos negociar bons acordos comerciais, atrair investimentos e tecnologia. Terá os pés no chão, mas a cabeça erguida!”. Além disso, sobre sua relação com ditaduras, afirmou que o Brasil “não ficará de quatro diante das ditaduras”, nem com “a cabeça enfiada na terra para não ver o grande embate mundial entre o globalismo e a liberdade”.

Celso Amorim, durante seu período no governo Lula (2003-2011) realizou o que este chama de “política externa ativa e altiva”, em que mantinha relações com países da região, África e os emergentes, na política chamada “sul-sul”. Ernesto, por enquanto, se mostra com intenções de realizar exatamente o oposto.

O governo Bolsonaro pretende trazer mais relações com países ricos na tentativa de desenvolver o país. Além disso ele traz críticas ao Mercosul e à criação de outros foros de contraposição aos EUA. Diferente das políticas dos governos anteriores, não há perspectivas para o financiamento do BNDES a países amigos.

o/ Gustavo Sales

Vídeo: Constrangido por Kéfera em Encontro, Wallace fala com exclusividade ao MBL News

O assunto do final de semana foi o show de arrogância da youtuber Kéfera no programa global > continuar lendo…

Imposto não é roubo! – Um Apelo à Defesa Consistente do Liberalismo

Por Alexandre Lopes “Que imposto é roubo é algo evidente!” §1 Há uma diferença fundamental entre os > continuar lendo…

Com novo filme nos cinemas, Danilo Gentili concede entrevista exclusiva ao MBL News

Palestrante do IV Congresso Nacional do MBL e um dos humoristas mais bem sucedidos do país, Danilo > continuar lendo…

MBL-Ceará é proibido de entrar em palestra pública de Ricardo Lewandowski

Nesta sexta-feira, 07, Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, ministrou uma palestra pública na Câmara Municipal de > continuar lendo…

10 motivos para ter vergonha do STF

A Constituição Federal brasileira garante liberdade de expressão a todos os brasileiros. É o que parece. Essa > continuar lendo…

“Faria tudo mil vezes e repito, eu tenho vergonha do STF”, diz advogado que recebeu ordem de prisão de Lewandowski em entrevista ao MBL News

Na última quarta-feira, 5, o Brasil ficou horrorizado ao descobrir que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo > continuar lendo…

‘’Prefiro defender um policial no tribunal a ir ao funeral dele’’ diz Wilson Witzel em entrevista exclusiva ao MBL News.

 ‘’Quem está portando uma arma de guerra certamente não está disposto a conversar ou negociar com as > continuar lendo…