Nas últimas semanas, o embate entre os candidatos à presidência da República se cristalizou sobre a suposta chance de virada do candidato Fernando Haddad (PT) e a vitória dada como certa, endossada pela ostensiva militância do candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Entretanto, os líderes eleitos no MBL que já haviam se posicionado favoráveis à candidatura do candidato do PSL e através das redes sociais do movimento, anunciaram o início da Jornada Patriótica, série de viagens lideradas pelo vereador de São Paulo, Fernando Holiday e pelos deputados eleitos, Arthur do Val (Mamãe Falei) e Kim Kataguiri, que passaria por diversas cidades do nordeste do país, onde o Partido dos Trabalhadores ainda tem importantes currais eleitorais.

A jornada começou pelo Estado da Bahia no último final de semana, onde os líderes nacionais do movimento foram recebidos por importantes lideranças locais e também puderam participar da manifestação do último domingo, 21, no Farol da Barra em Salvador.

Já na última quinta-feira, 25, a comitiva nacional do MBL desembarcou em Recife onde tinham como objetivo conhecer a Refinaria Abreu e Lima, localizada em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. Infelizmente, não conseguiram acesso ao interior da unidade da Petrobrás no local e de lá seguiram para Porto de Galinhas, onde panfletaram e conversaram com pessoas que passavam pelas ruas do centro da cidade.

Entre abordagens de apoios, fotos com fãs do trabalho realizados pelo MBL e gritos contrários, não tão amigáveis, Kim, Arthur e Holiday partiram após o almoço para Caruaru, no agreste pernambucano, onde foram recebidos por comerciantes locais, lideranças do PSL como o Major Evandro e o Vice-prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro (PSDB), no Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja).

Já no começo da noite de ontem, foram recebidos por mais de duas mil pessoas na Av. Agamenon Magalhães, a segunda principal avenida de Caruaru, onde aos gritos de ‘PT nunca mais’ e ‘Fora PT’, falaram ao público por mais de duas horas, onde finalizaram as agendas do dia.

 

Nesta sexta-feira, 26, a comitiva da Jornada Patriótica já está em Garanhuns, onde Arthur, Kim e Holiday serão recebidos por lideranças locais que assim como o MBL, seguirão lutando até o último instante dessas eleições para que o Brasil não permita que o PT e o seu projeto totalitário de governo retorne ao Palácio do Planalto.

Cauê Del Valle
@cauedelvalle
24, paulistano, publicitário em formação pela Anhembi Morumbi, coordenador nacional do MBL e repórter do MBL News.