“Se fosse um homem ali, sua carreira teria acabado”, diz ex participante do The Voice

Em 13 de outubro de 2016 era exibido mais um episódio do The Voice Brasil na Rede Globo. Além das já tradicionais ‘’blind auditions’’, o programa seria marcado por um momento constrangedor envolvendo os técnicos Lulu Santos, Cláudia Leitte e o cantor que estava sendo avaliado, Rafah. Na época o caso passou despercebido ao grande público, voltando à tona nesta semana.

O vídeo antigo da audição de Rafah no The Voice BR começou a circular no Twitter após uma polêmica envolvendo a participação de Claudia Leitte no Teleton 2018. A cantora participou da maratona beneficente exibida pelo SBT e Silvio Santos, patrono da emissora, disse que ela estava muito bonita e não iria abraçá-la porque ficaria “excitado”. Através de suas redes sociais, Cláudia reclamou que se sentiu constrangida, e Silvio começou a ser acusado de assédio pela militância feminista e de esquerda. Foi então que o vídeo da audição de Rafah ressurgiu como forma de expor a hipocrisia da cantora. Em 2016,

Na época, Cláudia tentava levar Rafah para o seu time do The Voice BR. Disse ao cantor ‘’sou quase uma terapeuta. Vem cá sentar no meu colo, vem”. Rafah, meio sem graça, respondeu: ‘’Assim, neste caso, eu amo muito a minha esposa.” Procurado pela equipe do MBL News, Rafah comentou o caso em entrevista exclusiva que pode ser conferida abaixo:

Recentemente um vídeo seu respondendo a cantora Claudia Leitte durante o programa The Voice na Rede Globo viralizou na internet. Você se sentiu desrespeitado pelo comentário da cantora? Estava de aliança no momento?

Rafah: Não me senti desrespeitado apesar da brincadeira, naquele momento, ter sido desrespeitosa. Minha esposa estava lá e o Lulu Santos já tinha criado um clima de malícia. Ela [Claudia Leitte] usa isso como um canto da sereia para atrair os candidatos para o seu time. O agravante do episódio é que se fosse um homem ali, convidando uma candidata para sentar no seu colo, com certeza ele teria sido massacrado por todo mundo e sua carreira teria acabado.’’

Em outro episódio recente, a cantora acusou o apresentador Silvio Santos de assédio por um comentário semelhante ao dela sobre você. Não acha isso um discurso hipócrita?

‘’Um erro não justifica o outro, mas de fato existe uma contradição no discurso. Eu tenho certeza que o Silvio Santos estava brincando com ela, da mesma forma que ela estava brincando comigo. Mas se o comentário gera constrangimento é melhor evitar.’’

Qual a sua opinião sobre essa cultura da problematização onde é natural uma mulher assediar um homem e tratar isso como piada e quando há uma piada que parte do homem é imediatamente tratado como assédio?

‘’É óbvio que eu não concordo, a luta pelos direitos iguais deve ser bilateral. Não que eu esteja chamando as mulheres de fracas, pelo amor de Deus, mas naturalmente a mulher tem uma fragilidade que o homem não tem. Uma mulher falando algo pode gerar constrangimento, se for um homem, pode gerar medo.’’

Qual o impacto do episódio na sua carreira e na sua vida pessoal [sua esposa] ?

‘’Sinceramente? Positivamente. Eu seria hipócrita se dissesse o contrário.’’

Claudia Leitte ainda não se posicionou sobre a circulação do vídeo e as fortes críticas que está recendo após ter sido exposta como hipócrita.

Procurada pela equipe de reportagem do MBL News, sua assessoria não se pronunciou até o momento de conclusão desta matéria.

***

Cauê Del Valle
@cauedelvalle
24, paulistano, publicitário em formação pela Anhembi Morumbi, coordenador nacional do MBL e repórter do MBL News.